Sanidade suídea

Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS)

O programa tem como objetivo controlar e erradicar as principais doenças infecciosas que afetam o rebanho suídeo. Essas doenças são caracterizadas pelo grande poder de difusão, por consequências econômicas ou sanitárias graves e repercussão no comércio internacional. Todo cidadão que suspeite da ocorrência de doenças (que ocasionam sintomas como perda de apetite, morte, emagrecimento, manchas escuras na pele, hemorragias, vesículas e feridas, diarreia ou qualquer alteração comportamental) no território nacional é obrigado a comunicar imediatamente o fato ao serviço veterinário oficial, que no Espírito Santo é representado pelo Idaf.

Atividades do PNSS

As atividades do PNSS estão voltadas para a prevenção de doenças e para o reconhecimento, manutenção e ampliação de zonas livres. Estas atividades estão descritas no Regulamento Técnico do PNSS, aprovado pela Instrução Normativa nº 47, de 18/6/2004, que prevê o controle sanitário oficial a ser realizado nos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização e distribuição de suídeos.

Cadastramento e atualização cadastral de granjas comerciais de suídeos 

O cadastramento de granjas de suídeos é uma atividade contínua que deve ser realizada ao longo do ano. Toda granja comercial de suídeos deve ser cadastrada no Idaf e seus dados devem ser atualizados semestralmente.

Cadastramento de criatórios de subsistência (fundo de quintal)

Os criatórios de suídeos são um componente importante do Sistema de Vigilância, por isso todo produtor que tiver, ao menos, um suíno deve cadastrar seu criatório no Idaf.

Notificação de propriedades com javali

As granjas de javalis e híbridos devem ser registradas pelo Ibama. Granjas não registradas não estão autorizadas a criar essas espécies.

Suídeos asselvajados

Seguindo a política de controle de Peste Suína Clássica (PSC) em suídeos asselvajados de vida livre (javalis, porcos, javaporcos), é necessário que haja o controle da presença desses animais no Estado. Todo produtor que avistar um suídeo de vida livre (não possua dono e viva de modo selvagem) deve informar ao Idaf.

Preencha este formulário e comunique: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOXg2B7bb5jtecUsy2Npdd87eseZ99sUDMS98oghT1ISNgIg/viewform

Inquérito de peste suína clássica

Bianualmente é realizado o Inquérito de Peste Suína Clássica em 320 criatórios do Estado para assegurar a ausência do vírus de PSC e manutenção do status internacional de livre de PSC.

Monitoramento de peste suína clássica

O monitoramento de PSC é feito semestralmente nas granjas comerciais e tem a mesma finalidade do inquérito. Sua menor periocidade garante que, em caso da presença do vírus, a detecção ocorra de forma mais rápida.

Atendimento a notificações

Todo cidadão, principalmente produtores e médicos veterinários da iniciativa privada, são responsáveis por notificar ao Idaf o aparecimento de sintomas de doenças em seus suídeos e, com isso, proporcionar uma rápida e eficiente resposta a emergência sanitária, caso a suspeita se confirme. Toda notificação realizada será investigada pelo serviço oficial.

Vistorias em propriedades de maior risco para PSC 

O serviço oficial realiza vistorias periódicas em propriedades, com ênfase naquelas de maior risco, comprovadas por meio do preenchimento do “Termo de Vistoria a Propriedades com Suídeos”. Em 2016, foram 90 fiscalizações em granjas e 477 em criatórios.

Controle e fiscalização do trânsito de suídeos

Toda carga de animais em trânsito deve estar acompanhada da Guia de Trânsito Animal (GTA), emitida na unidade local do Idaf pelo médico veterinário oficial ou servidor credenciado. No caso de granjas que possuem médico veterinário habilitado para emissão de GTA, essas podem ser feitas pelo mesmo.

Status Livre de Peste Suína Clássica Internacional

Em 2016 o Espírito Santo foi reconhecido internacionalmente como Livre de Peste Suína Clássica. O reconhecimento nacional foi obtido em 2001.


Responsável: Adriana Rampinelli

Telefone: (27) 3636-3795               

E-mail: adriana.rampinelli@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard