Você sabia que os produtos de origem animal comestíveis (carne, leite, pescado, ovos, produtos de abelhas e seus respectivos derivados) precisam ter sua produção inspecionada para que estejam adequados para consumo? Por isso, o Serviço de Inspeção Oficial fiscaliza abatedouros e indústrias, prezando pela segurança e qualidade dos produtos que você consome.
O que é o Serviço de Inspeção Oficial?
É onde funciona a inspeção e a fiscalização industrial e sanitária da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médicos-veterinários e seus auxiliares. Existem os serviços federal, estaduais e municipais.
No Idaf funciona o Serviço de Inspeção Estadual do Espírito Santo, o SIE-ES, pelo qual podem ser registrados os estabelecimentos industriais que tenham interesse de comercializar produtos de origem animal comestíveis em todo o território do Espírito Santo.
Os fiscais estaduais agropecuários médicos-veterinários atuantes no SIE-ES realizarão a inspeção e a fiscalização industrial e sanitária nesses estabelecimentos, promovendo a segurança, a identidade e a qualidade dos alimentos de origem animal a serem ofertados à população.
Programa de capacitação do SIE-ES
Qual a importância do consumo de alimentos inspecionados?
Para garantir que o alimento forneça os nutrientes necessários e evite problemas à saúde humana, ele deve estar em boas condições de consumo. Para isso, são necessários cuidados na produção, na elaboração, no armazenamento e na distribuição, pois em qualquer fase pode ocorrer contaminação dos alimentos por microrganismos, toxinas, parasitas, substâncias químicas e outros agentes nocivos à saúde, que podem provocar doenças.
Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no órgão competente para poder funcionar no país. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.
Os fiscais do Idaf realizam a inspeção e a fiscalização nos estabelecimentos registrados no SIE-ES com base em análise de risco:
Programa de frequência de fiscalização – SIE-ES
Como são controlados os processos industriais nos estabelecimentos?
Os estabelecimentos registrados no SIE-ES devem manter o controle de sua produção e dispor ao Idaf as informações necessárias para comprovação dos dados de sua produção e os registros das ferramentas de controle: PROGRAMAS DE AUTOCONTROLE. Esses programas devem monitorar os possíveis problemas que venham a surgir nos processos industriais e corrigi-los, evitando assim os riscos de contaminação e respeitando os regulamentos que parametrizam a identidade e a qualidade dos produtos.
O Idaf realiza o acompanhamento dos dados de produção das indústrias e a verificação oficial destes programas de autocontrole, em conformidade com uma programação previamente determinada de fiscalização:
Nota técnica – Programas de Autocontrole SIE-ES
Nota técnica – Mapas de abate de produção SIE-ES
Como a produção inspecionada pode combater a fraude nos alimentos?
Um alimento fraudado é aquele elaborado com a intenção de dar falsa impressão sobre sua qualidade, o que pode ocorrer com a utilização de conservantes e corantes que alteram o gosto e a aparência do produto. Também é considerado fraudado um alimento conservado com substâncias proibidas, como água oxigenada no leite; e ainda que apresente uma rotulagem não correspondente ao conteúdo da embalagem.
Com a fiscalização em todas as etapas da produção do alimento, evita-se o risco de fraude, pois quando se garante a produção dentro dos padrões de identidade e qualidade, o produto preserva suas características naturais e seus valores nutricionais.
Programa de combate a fraude econômica SIE-ES
Como reconhecer um alimento inspecionado?
Com o carimbo oficial dos serviços de inspeção nas carcaças abatidas e nos rótulos dos produtos industrializados, é possível identificar um produto proveniente de estabelecimentos inspecionados. Os produtos sadios, seguros e confiáveis para venda ao consumidor recebem um carimbo do órgão oficial. Essa marca é o primeiro passo para garantir a segurança alimentar de sua família.
Não adquira produtos sem os carimbos do serviço de inspeção (federal, estadual ou municipal). Produto de origem animal não inspecionado é produto irregular, sendo considerado impróprio para o consumo humano. Locais que produzam alimentos de origem animal e que não estejam registrados em serviços de inspeção oficiais devem ser denunciados no canal oficial do Estado, o Disque-Denúncia: https://disquedenuncia181.es.gov.br/.