Estudantes do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha (UVV) conheceram, nesta terça-feira (14), as estruturas da Gerência de Diagnóstico Laboratorial do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), localizado em Cariacica.
De acordo com o gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, os alunos visitaram o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite e o de Diagnóstico de Sanidade Animal, que envolve raiva, anemia infecciosa equina (AIE) e doenças dos suínos. “A Gerência de Diagnóstico Laboratorial (Gedlab) está sempre de portas abertas para essa integração com a academia, que é tão essencial. Além disso, é fundamental que os futuros profissionais do segmento tenham ciência da estrutura de excelência de que o Estado dispõe em prol do fortalecimento do setor agropecuário”, destacou Farias.
A subgerente de Análise Laboratorial do Idaf, Priscila Firmino, explicou aos alunos a rotina do laboratório, desde a recepção das amostras até a emissão dos relatórios de ensaio com os resultados. “Eles também puderam entender melhor como são feitas as análises com equipamentos automatizados, tendo a oportunidade de comparar com as técnicas tradicionais aprendidas na graduação. Ademais, foi possível explicar as exigências de credenciamento e acreditação nos órgãos reguladores, que permitem ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite estar entre os melhores do país, visto que todo o processo é complexo e demanda uma gestão da qualidade eficiente, mantendo o rastreamento de tudo que é feito no laboratório”, disse Priscila Firmino
Segundo o professor da disciplina de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal da UVV, Gabriel Rossi, o encontro foi importante para os alunos conhecerem as atividades realizadas pelo Idaf. “É bastante rico o conhecimento quanto ao diagnóstico das doenças infectocontagiosas, que requerem controle do Estado, e a seriedade do serviço prestado pelo Instituto. O acesso ao Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, credenciado à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), também era algo esperado, pois os alunos veem em sala de aula a teoria da qualidade do leite, a importância desse tema e como funciona na cadeia produtiva leiteira do país, mas a aplicação pôde ser visualizada com a visita técnica, destacando ainda o papel do médico-veterinário na coordenação dessa estrutura”, pontuou Rossi.
Esta foi a segunda turma da UVV que participou este mês de visita técnica à estrutura laboratorial do Idaf, sob o comando do professor Gabriel Rossi.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br