30/07/2024 14h16

Criadores devem realizar atualização cadastral do rebanho para Espírito Santo continuar livre de vacinação contra febre aftosa


A atualização cadastral é feita gratuitamente junto ao Idaf.

O produtor rural que não realizou a atualização cadastral do seu rebanho no período da campanha (maio e junho) precisa sair da inadimplência. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) convoca os criadores de animais a realizarem a atualização cadastral para que o Espírito Santo se mantenha reconhecido nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação.
 
Após a campanha deste ano, a atualização cadastral de bovinos e bubalinos registrou apenas 49,8% de comparecimento dos produtores rurais. Já para o grupo de animais suscetíveis a contrair a febre aftosa (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos), o percentual foi ainda menor, totalizando 43,84% de comparecimento.

O médico-veterinário José Dias Porto Júnior, responsável no Idaf pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), salientou que a atualização cadastral substitui as etapas de vacinação contra febre aftosa e intensifica a prevenção de doenças, por meio da vigilância direcionada aos rebanhos existentes. Por isso, a atualização cadastral do rebanho precisa registrar índices elevados durante as campanhas para que o Espírito Santo continue compondo a lista dos Estados que não precisam mais exigir a vacinação contra a febre aftosa.

“A atualização cadastral do rebanho é uma das etapas que integram as diversas exigências sanitárias que precisamos cumprir para avançarmos no reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação, bem como a manutenção desse status, quando conquistado. Contamos com o comprometimento de todos os produtores rurais para que o Estado não precise regredir após tantas conquistas”, pontuou Porto Júnior.

A atualização cadastral é rápida e gratuita

A atualização cadastral é gratuita e deve ser feita on-line, pelo Siapec: www.idaf.es.gov.br/siapec. Os produtores que ainda não têm login e senha no sistema devem procurar a unidade do Idaf em seu município, levando documentação pessoal. Para a atualização no local, deverão preencher um formulário específico.

Vale lembrar que a atualização cadastral de rebanho se aplica a todos os produtores rurais que tenham a(s) espécie(s) bovina, bubalina, suína, ovina, caprina, equina, asinina, muar, aves, animais aquáticos e abelhas no Estado do Espírito Santo.

Em relação às aves e aos suínos, a atualização cadastral aplica-se apenas às criações de subsistência (fundo de quintal), não envolvendo criações comerciais.

Penalidades

Em caso de não atualização cadastral dentro do prazo, a propriedade é considerada inadimplente e fica bloqueada para o trânsito de saída ou entrada de qualquer espécie animal.

A partir do final da campanha de 2025, além do bloqueio de trânsito, poderá haver incidência de multa aos produtores rurais inadimplentes.

Para mais informações, acesse: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard