O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi convidado, pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), para compartilhar a experiência no enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), durante o Ciclo de Palestras que visa à capacitação dos médicos-veterinários que atuam na área de sanidade animal. O encontro aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro, em Cuiabá (MT).
A palestra foi ministrada pelo coordenador de sanidade avícola do Idaf, Leandro Marinho. O primeiro caso de IAAP foi identificado no Brasil em maio de 2023, no Estado do Espírito Santo. Segundo Marinho, apesar do grande desafio, o serviço veterinário oficial (SVO), executado pelo Idaf, estava apto a desenvolver as atividades de enfrentamento à doença.
“A prévia capacitação dos profissionais, o alinhamento constante de informações e a organização do SVO foram fatores determinantes para o êxito das operações. Além disso, a articulação com as demais instâncias do Governo e com o setor produtivo, tanto no suporte quanto nas articulações necessárias, fortaleceram as ações de modo geral”, explicou Leandro Marinho.
Até o momento, o Espírito Santo registrou 29 focos de influenza aviária, sendo 28 em aves silvestres e 1 em subsistência. O último foco positivo registrado foi no início de julho.
Compartilhamento na Bahia
A experiência do Espírito Santo também será compartilhada, no dia 28 de setembro, com os servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Na ocasião, será realizado treinamento para os fiscais estaduais integrantes do Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease)/Aves.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br