28/03/2018 15h28

Irregularidades são identificadas pelo Idaf na divisa entre ES e MG

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio do Posto de Fiscalização Agropecuária, localizado em Pequiá, município de Iúna, na divisa com Minas Gerais, identificou irregularidades em cargas que estavam sendo transportadas para o Estado mineiro.

Na madrugada de segunda-feira (26), 170 caixas de tomate foram apreendidas. Juntamente com os alimentos foram flagrados 30 litros e 11 quilos de agrotóxicos. Algumas embalagens estavam danificadas e com vazamentos sobre a carga de tomate, caracterizando elevado risco de contaminação. Os agrotóxicos foram apreendidos e os alimentos destruídos para evitar sua comercialização indevida.

Outra irregularidade identificada em um veículo do tipo baú que seguia para Contagem (MG) foi o transporte de 38 caixas de ovos de codorna sem inspeção sanitária, que é obrigatória para a comercialização. Sem a inspeção não é possível garantir que os alimentos estão aptos ao consumo, podendo oferecer risco à população.

Além disso, também foi flagrado um terceiro veículo com 360 dúzias de ovos de galinha sem a referida inspeção. Os ovos provenientes dos dois veículos foram apreendidos e destruídos e os responsáveis foram autuados.

Inspeção sanitária

Todo produto de origem animal deve, obrigatoriamente, ser registrado no serviço de inspeção oficial, que pode ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). Os alimentos processados de forma irregular não adotam as exigências sanitárias preconizadas pela legislação, colocando em risco a saúde do consumidor. No caso dos ovos, a contaminação por salmonela é a mais comum, podendo acarretar problemas intestinais graves em quem eventualmente consome o produto.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504