Os laboratórios de diagnóstico da raiva animal e de Anemia Infecciosa Equina (AIE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foram credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A extensão do escopo de credenciamento foi publicada nesta sexta-feira (08), no site do Ministério.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, esta é mais uma grande conquista para o Estado e o setor agropecuário. “O reconhecimento garante o caráter oficial dos laudos laboratoriais emitidos, permitindo que o produtor tenha acesso a esses serviços, sem precisar recorrer a outros estados, o que onera os custos. Estamos avançando na rede de diagnóstico oferecida pelo Idaf, que se iniciou pela análise da qualidade do leite, por meio da Portaria de Credenciamento nº 145/2020. É gratificante ver o resultado da dedicação de uma equipe comprometida chegar ao nosso produtor, facilitando o seu ambiente de negócios”, disse Louzada.
Segundo o gerente de diagnóstico laboratorial (Gedlab) do Idaf, Thiago Farias da Silva, a possibilidade de oferecer esses serviços no estado favorece o controle e a erradicação das doenças de interesse dos produtores capixabas, além de facilitar o acesso, já que, até o momento, somente um laboratório realiza exames de AIE no estado e apenas dois no Brasil são credenciados junto ao Mapa para realizar diagnóstico oficial de raiva.
As amostras já poderão ser encaminhadas a partir do dia 26 de janeiro, conforme orientações no endereço https://idaf.es.gov.br/diagnostico-laboratorial.
O subgerente de Qualidade da Gedlab, Marcus Vinicius Rodrigues, destaca que os laboratórios têm assumido um protagonismo nacional junto ao Ministério e aos demais estados, uma vez que o Idaf vem, sistematicamente, ampliando sua gama de diagnósticos, de modo a favorecer tanto a sanidade agropecuária e de alimentos, quanto a saúde pública.
Raiva
O Laboratório de Diagnóstico da Raiva é o único laboratório no Espírito Santo dessa natureza. O local atende toda demanda diagnóstica do Estado, inclusive proveniente das secretarias municipais de saúde, instituições de ensino e clínicas veterinárias particulares.
São analisadas, gratuitamente, em torno de 600 amostras por ano, de animais de produção, por meio de notificações do produtor rural ao Idaf, e também de animais de companhia, como cães e gatos, além de animais silvestres.
No Brasil, somente dois laboratórios são acreditados nesse segmento pela Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e credenciados junto ao Mapa.
AIE
O Laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina foi, durante anos, referência no Estado do Espírito Santo no diagnóstico epidemiológico dessa doença, que atinge os equídeos. Com a exigência estabelecida pelo Ministério da Agricultura de que os laboratórios deveriam ser acreditados na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, o laboratório teve o credenciamento suspenso para realizar as adequações necessárias. Eram realizados, na época, em torno de seis mil exames por ano.
Atualmente, o controle epidemiológico da AIE no estado contava com o apoio do Laboratório do Ministério da Agricultura, que fica em Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e as amostras voltadas ao trânsito de animais eram enviadas para outros laboratórios.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99946-7504