O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi mais uma vez convidado para compartilhar sua experiência no enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). Dessa vez, a participação aconteceu durante a capacitação do Grupo Especial de Atendimento a Suspeita de Enfermidade Emergencial (Gease) com ênfase em influenza aviária, organizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), entre os dias 3 e 6 de setembro, em Teresina (PI).
Na ocasião, o coordenador de sanidade avícola do Idaf, Leandro de Carvalho Marinho, dividiu o aprendizado técnico e prático adquirido pelas equipes do Instituto envolvidas nas ações de combate à IAAP. “Também tivemos a oportunidade de desenvolver atividades práticas de simulação de coleta de amostra para análise laboratorial, destacando procedimentos e particularidades que podem contribuir para eficácia da análise, além da segurança dos fiscais que realizam a coleta”, pontuou Marinho.
Desde a introdução da doença no Espírito Santo, em março de 2023, foram registrados no estado 36 focos de influenza aviária, sendo 35 em aves silvestres e 1 em subsistência. O último foco registrado foi em maio deste ano.
O trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Idaf no enfrentamento da IAAP e o aprendizado adquirido já foram compartilhados com órgãos de defesa agropecuária do Mato Grosso e da Bahia.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br