O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, participou, nessa sexta-feira (28), do seminário “O Código Florestal após julgamento do STF e a Lei da Mata Atlântica”, promovido pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Louzada ministrou uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), apresentando dados sobre o trabalho desenvolvido na busca do cadastro de todas as propriedades rurais do Estado.
O evento aconteceu na sede do MPES em Vitória e contou com a participação de representantes do MP de diferentes Estados, além de instituições diretamente ligadas à defesa do Meio Ambiente, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Projeto de Mapeamento Anual de Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas) e da Fundação SOS Mata Atlântica.
O CAR é um registro obrigatório de todos os imóveis rurais (propriedades ou posses) exigido pelo novo Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012). O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do campo com a elaboração de políticas públicas mais eficazes na preservação e recuperação das florestas e demais formas de vegetação nativa. O sistema de registro que integra as informações é o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM)
Clique aqui para mais informações
Texto: David A. Monteiro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ David A. Monteiro
Tel.: (27) 3636-3774