16/05/2019 22h03 - Atualizado em 16/05/2019 22h10

Idaf participa de seminário sobre abates clandestinos

A Secretaria de Agricultura e Interior de Cachoeiro de Itapemirim (Semai) promoveu, nesta quarta-feira (15), o seminário “Abate e Produtos de Origem Animal Clandestinos”, ministrado no auditório da Cooperativa de Laticínios Selita, para produtores rurais, médicos-veterinários e representantes de órgãos de controle e fiscalização da região e de vários municípios do Estado.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi representadono evento pela médica-veterinária, Naíla Pessoa Vieira, e pela técnica em desenvolvimento agropecuário, Jovana Sater Faria. Elas abordaram,entre outros assuntos, os processos de adesão ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) e Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf).

O SIE promove a fiscalização e a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médicos-veterinários e seus auxiliares. Existem os serviços federal, estaduais e municipais.

O Susaf, por sua vez, é um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, pode se estender a todo o Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

O evento contou ainda com a participação de representantes do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

Texto: David A. Monteiro

Informações à imprensa: