02/05/2013 13h32 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Agentes de saúde de Itarana são orientados quanto aos perigos da raiva

02 de maio de 2013

Agentes comunitários de saúde do município de Itarana receberam orientações quanto aos perigos da raiva nesta quinta-feira (02). O encontro faz parte de uma ação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do encontro, definido pelo Comitê de Sanidade Animal de Itarana, é capacitar esses profissionais para que possam desenvolver um trabalho de conscientização junto à população, tanto urbana quanto rural.

A médica veterinária do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, explica que o foco de sua palestra foi a raiva em herbívoros, cuja responsabilidade de controle cabe ao Instituto. Esse tipo de raiva – que afeta animais que se alimentam de ervas ou vegetais, como os bovídeos, caprinos, ovinos e equídeos – é transmitida principalmente pelos morcegos hematófagos (que se nutrem de sangue).

Na ocasião, a médica veterinária Karline de Oliveira Dias, da Secretaria de Saúde de Itarana, falou sobre a raiva em cães e gatos, já que esse controle é de competência do sistema de saúde.

"Como os agentes de saúde visitam todas as residências do município durante o ano, acreditamos que esta é uma excelente maneira de fazer com que as informações cheguem à população. É importante que as pessoas saibam que precisam comunicar ao Idaf a ocorrência de raiva na região, que não tenham contato com animais suspeitos e que vacinem periodicamente o rebanho contra a doença", explica Carolina Dadalto.

Para o agente de saúde Cleber Caetano, essa foi uma excelente iniciativa. "Muito produtiva esta capacitação. A zona rural realmente carece de informações e acho importante podermos contribuir. Agora poderemos explicar melhor para eles sobre o que deve ser feito quando identificarem a ocorrência de raiva na região. Espero que possamos, aos poucos, aprender mais sobre outros temas também", disse.

Raiva

A raiva é uma doença grave, de evolução fatal, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos.

O Idaf acompanha os casos com suspeita de raiva, realizando o exame para confirmação da doença. O Instituto conta com o único laboratório do Espírito Santo que realiza diagnóstico da raiva. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas.







Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard