28/08/2012 06h27 - Atualizado em 05/07/2016 17h44

Avicultura emprega 22 mil pessoas no ES

28 de agosto de 2012

O dia da avicultura é comemorado nesta terça-feira (28) em todo o Brasil. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) destacam a importância do setor na economia do Espírito Santo. Dados da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) apontam que, no cenário nacional, o Estado participa com 7,77% da postura comercial, 0,95% de frangos de corte e 1,12% da incubação/pintos.

Os municípios que se destacam na produção de postura comercial são: Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Guarapari, Domingos Martins, Santa Leopoldina, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio. Já Linhares, Guaçuí, Castelo, Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano têm destaque no frango de corte.

Com a inauguração de um novo abatedouro em Soído de Baixo, em Marechal Floriano, no último sábado (25), o Espírito Santo passa a contar com sete estabelecimentos oficiais com serviço de inspeção. Atualmente, a produção média de carne de frango é de 5,8 mil toneladas por mês.

Produção de ovos

Com 49 empresas instaladas e 221 avicultores criando frangos no Estado para a produção de carne, a avicultura emprega direta e indiretamente 22 mil pessoas. O Espírito Santo ocupa o terceiro lugar na produção de ovos comerciais no Brasil, sendo que Santa Maria de Jetibá é o segundo município do País neste setor.

Além da produção de carne e ovos, a atividade também gera renda com a produção de adubo orgânico. Por mês, são aproximadamente 32 mil toneladas direcionadas aos cultivos de frutas, café, hortaliças e atividade florestal.

“A avicultura é uma importante cadeia produtiva do agronegócio capixaba que se destaca na utilização de tecnologia de ponta e na geração de emprego e renda no campo. Ela é fundamental ainda em outros arranjos produtivos, pois os subprodutos, como o esterco da avicultura, viabiliza outros importantes segmentos, como a fruticultura e a horticultura”, ressalta Evair Vieira de Melo, diretor presidente do Incaper.

Status sanitário avícola

Em 2012, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) elevou o status sanitário avícola do Espírito Santo, que passou de “D” para “C”, o que representa mais abertura de mercado para a comercialização de seus produtos.

De acordo com o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, a ascensão foi possível em função dos investimentos realizados pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e do Idaf, em recursos humanos, sistemas, materiais, dentre outros, além da parceria, em 2011, com a Aves e a Companhia de Alimentos Uniaves para implantação do Sistema de Integração Agropecuária Online (Siapec).

“Para definir a classificação, que vai de “A” a “D”, o Ministério avalia critérios como dados descritivos da avicultura, sistema de atenção veterinária, condições para respostas a emergências sanitárias e adequação às normas do Programa Nacional de Sanidade Avícola”, explica Fiuza.

Serviço de Inspeção Oficial

A produção de alimentos de origem animal deve contar, obrigatoriamente, com o Serviço de Inspeção Oficial, que é a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica, realizada por médicos veterinários e auxiliada por técnicos especializados, que pertencem aos governos Federal, Estadual ou municipais.

Para comercializar os produtos interestadual ou internacionalmente, é necessário contar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Para o comércio dentro do Estado, é necessário o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Já para a comercialização dentro do município, os produtos podem ser fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Os espaços que funcionam com inspeção oficial obrigatória adotam os cuidados necessários na produção, elaboração, armazenamento e distribuição, uma vez que, em qualquer fase, pode ocorrer contaminação por microrganismos, toxinas, parasitas, substâncias químicas e outros agentes nocivos.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper