22/05/2012 11h55 - Atualizado em 05/07/2016 17h42

Campanha de vacinação contra a febre aftosa termina na próxima semana

22/05/2012

A 100ª campanha de vacinação contra a febre aftosa, sob coordenação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), termina na próxima semana. Os pecuaristas que ainda não vacinaram seu rebanho têm até o dia 31 de maio para imunizar bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos de idade. A vacinação é realizada pelos próprios produtores, e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas.

Após a vacinação, o produtor deve comparecer ao Idaf de seu município, até o dia 10 de junho, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral realizada no Idaf.

Armazenamento
As vacinas também devem ser transportadas em recipiente isotérmico com gelo, e conservadas na temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação. A agulha deve ser substituída a cada dez animais vacinados. Ao final do procedimento, deve-se lavar a seringa e as agulhas e, se possível, fervê-las, guardando-as limpas e secas.

Febre aftosa
A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). Alguns dos sintomas clínicos da doença são perda de peso, febre e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais. Ao suspeitar que seus animais apresentam algum desses sintomas, notifique imediatamente o Idaf em seu município.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard