04/06/2012 06h46 - Atualizado em 05/07/2016 17h42

Curso de Ecologia de Restinga fortalece ações de preservação ambiental no Espírito Santo

1º de junho de 2012

Engenheiros agrônomos e florestais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participaram, na última quarta (29) e quinta-feira (30), do “Curso de Ecologia de Restinga”, que ocorreu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de São Mateus. O treinamento consistiu em aulas teóricas e práticas, ministradas pelos professores doutores Oberdan José Pereira e Luis Fernando Tavares Menezes, que atuam na área de biodiversidade tropical e são referências nacionais em estudos sobre restingas. Foram treinados, ao todo, 20 técnicos que representaram as unidades locais do Idaf nos municípios onde há ocorrência da vegetação.


Segundo o engenheiro florestal do Idaf, Cláudio Cassa, com a capacitação os servidores estão mais preparados para identificar e caracterizar as restingas, que se encontram sob elevado grau de ameaça em função das ações humanas. “As restingas são alvos constantes de degradações ambientais, principalmente por se encontrarem em terrenos litorâneos com bons valores no mercado imobiliário. Com o conhecimento obtido no curso, poderemos fortalecer as atividades de preservação, aprofundando o nosso trabalho com informações técnico-científicas quanto aos parâmetros para análise e definição desse ecossistema”, afirma.

Restinga


Denomina-se restinga o conjunto de comunidades vegetais associadas a regiões arenosas e ambientes rochosos litorâneos. Ela é encontrada, por exemplo, em praias e dunas.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Jória Motta Scolforo
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard