12/11/2012 12h15 - Atualizado em 05/07/2016 17h49

Engenheiros agrônomos do Idaf participam de visita técnica ao Fundecitrus

12 de novembro de 2012


Nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), 29 engenheiros agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participam de visita técnica ao Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), em Araraquara, São Paulo.

A ação integra as atividades de defesa e inspeção vegetal contempladas no Convênio nº 755858/2011/SFA-ES/IDAF-ES, assinado entre o Idaf e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as pragas da citricultura, como o cancro cítrico, greening, mosca-negra e morte súbita dos citros.

Segundo o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Idaf, Ezron Thompson, a visita será de grande importância para os participantes. “Assistiremos a palestras com os maiores pesquisadores de citros do País e teremos a oportunidade de visitar propriedades cujas lavouras apresentam algumas dessas pragas quarentenárias. Embora apenas a mosca negra exista no Espírito Santo, o objetivo é conhecer as técnicas de identificação, intensificando o controle e evitando que elas cheguem ao Estado”.

As pragas quarentenárias são aquelas com potencial de causar danos aos vegetais, representando, portanto, prejuízos econômicos à lavoura, e que estão restritas a uma determinada região.

Fundecitrus

O Fundecitrus atua na condução e realização de pesquisas e difusão de novas tecnologias para o segmento, exercendo importante papel na manutenção do maior parque citrícola do mundo, localizado no interior de São Paulo.

Citricultura

A citricultura é uma das mais destacadas agroindústrias brasileiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo possui cerca de oito mil propriedades envolvidas com a citricultura, principalmente a laranja. Para apoiar no fortalecimento do setor, o Idaf atua efetivamente na fiscalização, visando ao controle e à prevenção de pragas.

Responsável por 60% da produção mundial de suco de laranja, o Brasil é também o campeão de exportações do produto.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard