05/08/2013 13h22 - Atualizado em 05/07/2016 18h18

Engenheiros agrônomos e florestais participam de Curso de Certificação Fitossanitária de Origem

5 de agosto de 2013



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) iniciou, nesta segunda-feira (05), o 11º Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e CFO Consolidado (CFOC). O evento será realizado até quinta-feira (08), na Universidade Cândido Mendes, em Vitória.

Aproximadamente 50 engenheiros agrônomos e florestais fazem o curso, que poderá habilitá-los para emissão de CFO/CFOC no Estado. Os documentos são obrigatórios para o transporte de determinadas frutas e mudas, como citros, café, banana e outras e a emissão do documento é restrita aos profissionais habilitados pelos órgãos de defesa. O Idaf já capacitou cerca de 300.

Para aprovação no curso e obtenção da habilitação, a Instrução Normativa nº 55, de 2007, exige frequência integral no curso e aprovação na prova aplicada com, no mínimo, 75% de aproveitamento.

Para o chefe do departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Idaf, Ezron Leite Thompson, a defesa vegetal assume um papel cada vez mais importante na agricultura. "O Brasil é uma das maiores potências na produção mundial de alimentos e percebemos que houve um aumento no número de pragas introduzidas no País, que podem colocar em risco as culturas produzidas. Por isso, é fundamental que os profissionais dessa área estejam devidamente capacitados para atuar tanto na prevenção quanto no controle, contribuindo para evitar a ocorrência de grandes prejuízos econômicos ou mesmo sociais", diz Ezron Thompson.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard