19/04/2013 08h54 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Fábrica de laticínios clandestina é fechada em Ecoporanga

19 de abril de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, nessa quinta-feira (18), 150 quilos de queijo e 330 quilos de massa para queijo em uma fábrica de laticínios clandestina, localizada em Ecoporanga. A ação foi realizada com apoio da Polícia Militar do município e da Vigilância Sanitária local e a fábrica foi fechada.

Segundo o médico veterinário do Idaf, Luiz Paulo Freire de Bastos, a fábrica não tinha registro no Serviço de Inspeção Oficial, obrigatório para o funcionamento de toda indústria de produtos de origem animal, e funcionava em condições precárias de higiene.

"Identificamos que todos os efluentes e dejetos eram lançados diretamente no córrego, sem qualquer tratamento. Além disso, o queijo era produzido com leite que não passava pelo processo de pasteurização e em condições insatisfatórias de higiene, expondo eventuais consumidores a problemas de saúde, como brucelose, tuberculose e toxi-infecções alimentares, por exemplo. Por isso, alertamos a população para que apenas adquira produtos de origem animal identificados com o Serviço de Inspeção, que pode ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF)", diz Luiz Paulo.

O proprietário foi autuado e responderá, perante a justiça, por crime ambiental e contra o consumidor e a saúde pública.






Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard