21/03/2013 07h55 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Fórum Nacional reúne executores de defesa agropecuária

21 de março de 2013

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), o diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Eduardo Chagas, e o chefe de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Instituto, Fabiano Fiuza, participam, em Florianópolis (SC), do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

Para o diretor técnico do Idaf Eduardo Chagas, essa é uma oportunidade de conhecer a experiência de outros estados. “O Espírito Santo desenvolve um trabalho de defesa agropecuária e florestal eficaz, mas sabemos que ainda precisamos aprimorar em alguns aspectos. Conhecer a realidade de outros órgãos de defesa será importante para identificar pontos de melhoria”, disse.

Fabiano Fiuza, que participa do Fonesa pelo sexto ano consecutivo, diz que muitos projetos da área animal começaram a ser pensados a partir das ideias apresentadas no Fórum. “Aprendemos com os outros órgãos de defesa e podemos aplicar à nossa realidade. O Idaf tem feito um trabalho importante, atuando algumas vezes como referência. Em 2012, por exemplo, fomos o primeiro Estado a emitir a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) pela Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Ministério da Agricultura (Mapa). A plataforma unifica as informações sanitárias dos Estados integrados ao sistema”, explicou Fiuza.

Fonesa

Criado em 2000, o Fonesa é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país, entre elas o Idaf, e tem como principal objetivo promover a permanente articulação entre os órgãos, visando ao desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard