17/12/2012 15h36 - Atualizado em 05/07/2016 17h57

Idaf apresenta Plano de Metas e Orçamento 2013 para Conselho de Administração Superior

17 de dezembro 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, na tarde desta segunda-feira (17), a 2ª Reunião Ordinária de 2012 do Conselho de Administração Superior do Instituto. Na ocasião, foram submetidos à aprovação do Conselho o Plano de Metas e o Orçamento 2013, além dos termos de baixa patrimonial.

O Plano de Metas do Idaf contempla as atividades da instituição planejadas em conjunto com os departamentos e escritórios regionais de forma colaborativa. O Plano é composto por 116 atividades, agrupadas em 23 ações a serem acompanhadas pelos quatro departamentos finalísticos do Instituto: Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA), Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV), Recursos Naturais Renováveis (DRNRE) e Terras e Cartografia (DTCAR), além da Unidade Técnica Estadual (UTE) e do Instituto Biológico do Estado do Espírito Santo (Ibees).

A chefe da Assessoria de Planejamento do Idaf, Marta Abaurre Quintão, explica que o plano prevê acompanhamentos bimestrais para análise parcial das execuções e, se necessário, redirecionamento ou ajuste das metas. “Acompanhando constantemente o cumprimento do que foi proposto para o ano, temos condições de identificar problemas e dificuldades e, em tempo hábil, providenciar intervenções junto aos setores competentes”, diz Marta Abaurre.

Previsão orçamentária
A previsão orçamentária do Idaf para o ano de 2013 é de aproximadamente R$ 52 milhões, para pagamentos de pessoal, investimentos e custeio. O detalhamento das despesas pode ser consultado no Portal da Transparência do Governo do Espírito Santo. www.portaldatransparencia.es.gov.br

O Conselho foi presidido pelo Subsecretário para Assuntos Administrativos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Carlos Tesch, representando o secretário Enio Bergoli, e contou com a participação dos demais membros, representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Fosemag), da Associação dos Funcionário do Idaf (Afidaf), além da diretoria executiva do Idaf.

Alterações aprovadas
Durante a reunião, também foi aprovado pelo Conselho a inclusão do Ibees no organograma do Idaf. O projeto de lei que prevê a mudança tramita na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e será, posteriormente, encaminhado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

O coordenador do Ibees, Thiago Farias, explica que a inserção é necessária para que os laboratórios que integram o Instituto busquem o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O credenciamento do Laboratório da Qualidade do Leite, por exemplo, junto à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), tornará possível a emissão de laudos oficiais referentes à qualidade do produto. O objetivo é atender à demanda dos pecuaristas e das indústrias de laticínios do Estado”, diz Thiago.

Outra alteração aprovada pelo Conselho foi a inclusão, como projeto especial, do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), coordenado pela UTE, o que significa que o programa passará a ter status de departamento, com inserção de suas atividades nas ações rotineiras do Idaf.

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro