24/08/2012 10h50 - Atualizado em 05/07/2016 17h44

Idaf doa cerca de três toneladas de pescado a entidades filantrópicas

24 de agosto de 2012

Cerca de três mil quilos de pescado foram doados a 26 instituições filantrópicas do Sul do Espírito Santo, nessa quinta-feira (23), pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Os produtos foram apreendidos durante ação da Polícia Rodoviária Federal, em Viana, que identificou dois caminhões sem a documentação sanitária oficial obrigatória da carga e acionou o Idaf.

Os veículos, provenientes de Colatina e São Domingos do Norte, seguiam para o Rio de Janeiro. Segundo o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, a ausência da documentação sanitária impossibilita a verificação das condições higiênico-sanitárias dos produtos. “Nesses casos, a legislação preconiza a apreensão da carga, que é enviada a um frigorífico para realizar a devida inspeção, atestando que o alimento está apto para o consumo e possa, assim, ser doado”, explica.

O pescado passou por inspeção e foi processado no Frigorífico Viola, de Anchieta.

Serviço de Inspeção

Nenhuma indústria de produtos de origem animal pode funcionar no País sem que esteja previamente registrada no órgão competente. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam a minimizar ou eliminar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação dos alimentos. O consumidor pode identificar que está adquirindo um produto inspecionado por meio do carimbo oficial, que é inserido nas carnes in natura e nos rótulos dos produtos industrializados.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard