12/03/2014 08h22 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Idaf flagra venda ilegal de agrotóxicos em Mimoso do Sul

12 de março de 2014



Aproximadamente 350 litros de agrotóxicos foram interditados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) em Mimoso do Sul. Os produtos estavam armazenados em uma casa vazia e eram revendidos por uma loja agropecuária do município de forma ilegal, já que o estabelecimento não é cadastrado no Instituto para essa atividade.

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, João Pedro Grünewald, a investigação começou no início de fevereiro, quando um veículo, proveniente de Minas Gerais, foi abordado na barreira sanitária do Instituto. “Os documentos estavam regulares, mas desconfiamos da grande quantidade de produtos que seriam supostamente destinados a um único produtor rural. Decidimos investigar e fomos até o local, onde o produtor informou que não havia realizado a compra, mas que um conhecido havia solicitado os dados dele para um procedimento comercial. Dessa forma, chegamos até o estabelecimento, mas também não encontramos nenhum produto agrotóxico. Ao prestar esclarecimento, o proprietário confirmou a compra e nos levou ao local onde os produtos eram armazenados”, explicou João Pedro.

Durante a investigação, o Idaf contou com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que rastreou a loja que comercializava os produtos, no município de Manhuaçu. “A colaboração do IMA foi fundamental para que pudéssemos comprovar, por meio de notas fiscais, as compras realizadas. É importante destacar que a loja não cometeu qualquer irregularidade, pois o comprador apresentou os documentos exigidos. A infração está na revenda dos produtos, que só é permitida no Espírito Santo com cadastro no Idaf”, diz o engenheiro agrônomo.

O proprietário do estabelecimento recebeu multa no valor de R$ 3.600,00 e os produtos estão interditados até a regularização junto ao Idaf.

Os produtores que adquirem agrotóxicos sem a receita agronômica exigida por lei e nota fiscal do produto também estão sujeitos a penalidades.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard