16/04/2014 14h16 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Idaf intensifica fiscalização de extração e comercialização de palmito

16 de abril de 2014

Durante o período da Semana Santa, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) intensifica as atividades de fiscalização para coibir a comercialização ilegal de palmito em todo o Estado.

Segundo o chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis (DRNRE) do Idaf, Ademar Espíndula Junior, o instituto tem atuado em três vertentes: extração, comércio e consumo. “Temos fiscalizado possíveis áreas produtoras ou de processamento e também os principais pontos de venda do palmito, além de conscientizar os consumidores para que consumam apenas produtos devidamente autorizados”, explica.

Para extrair, transportar e comercializar o palmito, além da nota fiscal, os produtores devem dispor do documento de autorização do Idaf, que pode ser a Informação de Corte ou a Autorização de Exploração Florestal. Os consumidores podem exigir esses documentos no momento da compra para garantir que estão adquirindo um produto ambientalmente correto.

Educação ambiental

Na última terça-feira (15), equipes do Idaf de Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante realizaram blitz na região, juntamente com a Polícia Militar Ambiental. Não houve ocorrência de irregularidades e os veículos abordados receberam orientações sobre as exigências ambientais para extração do palmito.

Segundo o técnico do Idaf, Davi Moreira, a blitz teve como principal objetivo evitar a exploração ilegal, sobretudo de palmitos nativos, como Jussara e Indaiá, espécies cujo corte está proibido.

Também houve trabalho de educação ambiental em Itarana e Itaguaçu, em parceria com Polícia Ambiental. Segundo Antônio Mauro Gomes Rossoni, chefe do Idaf em Itarana, foi realizada blitz na feira livre do município , na Rodovia ES 484 e 164.







Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard