25/01/2013 13h03 - Atualizado em 05/07/2016 17h57

Idaf intensifica fiscalização em São Mateus

25 de janeiro de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) intensificou as ações de fiscalização de trânsito de produtos de origem animal em Guriri, São Mateus. Desde a tarde de quinta-feira (24), médicos veterinários e técnicos agrícolas do Instituto, em conjunto com a Polícia Militar, estão na região para evitar que produtos clandestinos sejam comercializados no local.

O médico veterinário do Idaf, Luiz Paulo Freire de Bastos, explica que a ação foi motivada por uma denúncia anônima de comercialização de carne clandestina em Guriri. “Como o denunciante não informou o local, optamos por fiscalizar o trânsito na tentativa de impedir que esses produtos cheguem aos pontos comerciais. Nossa maior preocupação é a saúde pública, uma vez que as condições de produção nesses casos não atende às exigências higiênico-sanitárias, oferecendo graves riscos aos consumidores, que podem desenvolver problemas, como infecção e intoxicação alimentar, tuberculose, brucelose, teníase e outras doenças”, diz.

Até o momento, foram apreendidos 65 quilos de pescado e 120 quilos de queijo, todos sem inspeção sanitária e impróprios ao consumo.


“Esses produtos não passaram por inspeção e não atendiam às condições necessárias para o transporte. O pescado, por exemplo, estava sendo transportado sem refrigeração, em caixas de papelão. Por isso, os produtores foram autuados e os produtos foram encaminhados para destruição”, explicou o médico veterinário.

Durante a compra, é fundamental que os consumidores verifiquem a presença do carimbo ou selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard