09/11/2012 12h02 - Atualizado em 05/07/2016 17h49

Idaf leva informações sobre sanidade de suínos e aves para moradores de Itaguaçu

9 de novembro de 2012

Os moradores do Assentamento Ita, em Itaguaçu, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a sanidade avícola e suídea, na próxima terça-feira (13). A palestra será ministrada às 19 horas, na Escola Antônio Conselheiro, pelos médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Carolina Dadalto Borgo, Gustavo Wassita e Luciana Zetun.

Segundo Carolina, a maioria dos produtores do Assentamento possui criação de aves e suínos para subsistência, mas muitos ainda não cumprem as exigências sanitárias. “Nosso objetivo é fazer com que os produtores adotem as medidas previstas em lei não por medo da punição, mas porque compreendem a importância e necessidade daquelas ações. Também convidamos veterinários autônomos que atuam na região para que se apropriem dos assuntos abordados e atuem como agentes multiplicadores, além de fortalecer os laços de parceria”, diz Carolina.

Gustavo Wassita, que coordena o Programa Estadual de Sanidade Avícola, orienta os criadores de subsistência para que adotem alguns cuidados para evitar a disseminação de doenças. “É importante que registrem sua propriedade junto ao Idaf, adquiram aves apenas de lojas cadastradas para essa finalidade e mantenham o Instituto informado em caso de doenças no plantel”, explica.

Suídeos

A veterinária Luciana Zetun, que abordará o tema “sanidade dos suídeos”, alertará os participantes quanto às principais enfermidades, os sinais clínicos que podem ser observados nos animais, as maneiras de prevenção, além da importância de manter a higiene das instalações, prezando pela saúde pública.

“Atualmente, o Brasil é livre das doenças listadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências sanitárias ou econômicas graves e repercussão no comércio internacional. Por isso, é fundamental que os produtores garantam as condições para que essas doenças não atinjam o Espírito Santo”, alerta Luciana.

Estreitando Laços

Esta ação faz parte do projeto de educação sanitária "Estreitando Laços", desenvolvido pelo Escritório do Idaf de Itarana, que visa aproximar o Instituto dos produtores rurais da região, fortalecendo a comunicação com esse público e orientando quanto às exigências legais para a execução de suas atividades no campo.

“Com essa aproximação, temos condições, por exemplo, de diagnosticar as principais carências e dificuldades dos produtores, direcionando as ações do Instituto e elaborando projetos que os auxiliem. É preciso mostrar que as cobranças feitas visam garantir benefícios para eles e suas criações, levando saúde e, consequentemente, produtividade, ao plantel”, conclui Carolina.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard