28/02/2014 12h23 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Idaf orienta motoristas em blitz educativa de Cachoeiro de Itapemirim

28 de fevereiro de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realiza, nesta sexta-feira (28), blitz no trevo da Safra, em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre o trabalho de defesa sanitária e inspeção animal e vegetal e o papel da população nesse processo.

O técnico do Idaf, Waldir Jaccoud Machado, que atua na equipe de fiscalização volante do Instituto, explica que é importante que as pessoas estejam atentas, por exemplo, para os alimentos que consomem. “Todo produto de origem animal deve, obrigatoriamente, ser registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Alertamos para que as pessoas observem a presença do selo ou carimbo do serviço de inspeção nas embalagens quando forem adquirir carne, peixes, queijos, entre outros produtos. Os alimentos processados de forma clandestina não adotam as exigências sanitárias preconizadas pela legislação, colocando em risco a saúde do consumidor”, diz Waldir Jaccoud.

A ação, que será estendida para outros pontos do município no mês de março, também visa orientar os motoristas que transportam animais vivos, esclarecendo quanto aos documentos obrigatórios. “A Guia de Trânsito Animal (GTA) é indispensável para o transporte. Sem esse documento e os exames previstos, não temos como averiguar se o animal está saudável para circular pelo Estado, podendo levar prejuízos aos rebanhos capixabas”, completa Jaccoud.

Na área vegetal, o foco dos engenheiros agrônomos que participam da ação é a prevenção da entrada de pragas quarentenárias no Estado. A introdução de novas pragas pode levar a impactos como a redução da produtividade das lavouras, bem como o aumento dos custos de produção, entre outras implicações.

As pragas quarentenárias são aquelas com potencial de causar danos aos vegetais, representando, portanto, prejuízos econômicos à lavoura, e que estão restritas a uma determinada região.





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard