06/01/2014 13h56 - Atualizado em 05/07/2016 18h20

Idaf orienta sobre procedimentos para regularização do rebanho após fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo

06 de janeiro de 2014

Com as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no mês de dezembro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) adotará procedimentos diferenciados para o controle do trânsito de animais realizado nesse período.

Produtores rurais que movimentaram seus rebanhos em dezembro de 2013 sem a documentação sanitária obrigatória (a Guia de Trânsito Animal - GTA), não serão penalizados. O Idaf orienta que os produtores procurem o escritório do Instituto em seu município o mais rápido possível para que procedam a regularização, informando as movimentações realizadas.

Os proprietários também deverão registrar junto ao Idaf eventuais ocorrências de mortalidade no rebanho para atualização do saldo de animais sob sua responsabilidade.

A médica veterinária do Idaf, Flaviane Castro de Faria, explica que a ação foi necessária em função da situação enfrentada pelo Estado. “Todos presenciamos os estragos causados pelas chuvas e, com isso, muitos animais precisaram ser deslocados em caráter de urgência para áreas seguras. Nessas circunstâncias, não era possível exigir a emissão de GTA, colocando em risco o patrimônio de muitos produtores rurais. Mas agora contamos com o apoio de todos para que atualizem suas fichas cadastrais junto ao Idaf”, explica.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br




2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard