29/10/2012 14h42 - Atualizado em 05/07/2016 17h48

Idaf participa de curso de elaboração e implantação de projetos de barragens

29 de outubro de 2012



Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) iniciaram o Curso de Elaboração e Implantação de Projetos de Barragens nesta segunda-feira (29), organizado pela Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

O curso, com carga horária de 24 horas, segue até a próxima quarta-feira (31) e visa ampliar os conhecimentos técnicos dos participantes na elaboração de projetos e implantação e operação de barragens, além de discutir os aspectos legais e institucionais e os dispositivos técnicos no licenciamento ambiental de barragens.

Segundo o chefe da Seção de Recursos Hídricos e Solos do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca, esta também é uma oportunidade para atualização e nivelamento de informações. “O contato com as entidades representativas do segmento é fundamental para o intercâmbio de conhecimentos”, afirma.

Na ocasião, Janil Ferreira ministrará palestra sobre Licenciamento Ambiental de Barragens, apresentando a legislação vigente sobre o tema e os procedimentos adotados pelo Idaf para o licenciamento.

“Mostraremos um panorama das barragens no Estado e abordaremos algumas questões do Novo Código Florestal. Atualmente, aproximadamente 480 barragens estão licenciadas no Estado e o Idaf iniciará, a partir do próximo ano, um trabalho de conscientização junto às comunidades, alertando para a importância de regularização. Cabe ao produtor buscar o licenciamento junto ao órgão ambiental responsável, que pode ser o Idaf ou o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), de acordo com a classificação da barragem”, diz Janil.



Disponibilidade hídrica

Para o assessor especial da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ricardo Alcântara Valory, a capacitação de novos profissionais é de grande importância.

“O Espírito Santo tem uma agricultura irrigada bastante intensa e as barragens são essenciais para incrementar a disponibilidade hídrica das bacias para suprir essa demanda da agricultura, sobretudo nos períodos de estiagem, quando o processo de irrigação é ainda maior. Nesse sentido, precisamos de profissionais com conhecimento específico nessa área que possam atuar no dimensionamento, elaboração e implantações de projetos de barragens, cumprindo as premissas de segurança e os critérios ambientais exigidos pela legislação”, explica Valory.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard