04/09/2013 10h43 - Atualizado em 05/07/2016 18h18

Idaf participa de Seminário do Agronegócio para Exportação

04 de setembro de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estará na 56ª edição do AgroEx - Seminário do Agronegócio para Exportação e no Castelo Rural, entre os dias 05 e 08 de setembro, no Centro de Eventos Castelão, em Castelo.

Na próxima sexta-feira (06), às 18 horas, o engenheiro agrônomo do Instituto, Teóphilo André Maretto Effgen, falará aos participantes sobre Certificação Fitossanitária. “Com a globalização da economia e a abertura do comércio internacional, o incremento no trânsito de mercadorias trouxe também maior risco de introdução de novas pragas e doenças. Uma das principais restrições à comercialização dos produtos agrícolas é com relação às questões fitossanitárias. É preciso garantir o transporte de produtos vegetais e florestais de forma adequada, conforme preconiza a legislação, devidamente acompanhados dos documentos obrigatórios, como o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), o CFO Consolidado (CFOC) e a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV)”, explica ele.

Certificação

O CFO e o CFOC são os documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas, partes de vegetais e produtos de origem vegetal ou florestal, de acordo com as normas de defesa sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Eles só podem ser emitidos e assinados por um engenheiro agrônomo ou florestal devidamente habilitado.

Caso a produção seja comercializada para outros estados, o documento obrigatório é a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), obtida junto ao Idaf mediante apresentação do CFO ou do CFOC e da nota fiscal.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard