28/03/2014 05h25 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Idaf participa de Workshop PEDv sobre a biosseguridade na produção de suínos

28 de março de 2014

O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Fabiano Fiuza Rangel, participa, nesta sexta-feira (28), do Workshop PEDv, que acontece em Brasília.

Organizado pelo Ministério da Agricultura e ainda pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira das Empresas de Genética Suína (ABEGS) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento é uma resposta rápida da suinocultura brasileira para o surto da doença causado pelo Vírus Suíno de Diarreia Epidêmica (PEDv, na sigla em inglês), que já causa milhares de mortes de animais e grandes prejuízos nos Estados Unidos e, recentemente, chegou à América do Sul, em países como Colômbia e Peru.

Segundo Fabiano Fiuza, é importante que o Idaf, como executor da política estadual de defesa sanitária e inspeção animal, participe das discussões para prevenção da doença. “Trata-se de uma patologia exótica sobre a qual não temos muito conhecimento ainda, por isso, o Idaf aceitou imediatamente o convite do Ministério da Agricultura para participar deste encontro. Com isso, poderemos levar aos produtores do nosso Estado as principais informações sobre diagnóstico, transmissão, controle e erradicação”, disse.

Segundo especialistas, o PEDv não apresenta risco à saúde dos humanos ou de outros animais. A carne dos suínos infectados é segura para o consumo humano, segundo autoridades federais e economistas pecuários.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard