27/05/2013 13h33 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Idaf realiza oficina para elaboração do Planejamento Operativo Anual do Crédito Fundiário

27 de maio de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizará, nesta terça (28) e quarta-feira (29), a oficina para a elaboração do Planejamento Operativo Anual (POA) do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para o período de 2013 a 2014.

O objetivo da oficina é definir as atribuições e responsabilidades das entidades parceiras, estabelecendo estratégias para ampliação e aprimoramento do Programa no Estado.

O consultor do Programa, Remilson Nunes Ferreira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), explica que o encontro é fundamental. "A oficina do POA acontece anualmente e serve para avaliarmos o ano anterior e propormos ações para o ano seguinte. Este é o momento de pensarmos melhorias, públicos e regiões prioritárias, ações de capacitação e maior engajamento das entidades parceiras para que possamos beneficiar cada vez mais as famílias que precisam e podem ser contempladas pelo PNCF. O Espírito Santo tem sido referência no Sudeste em termos de qualidade do programa, mas precisamos que todos se unam para aumentar o número de contratações", diz Remilson.

O encontro será no auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), reunindo representantes do MDA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaes), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de diversos municípios, instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural, bancos parceiros, além de técnicos do Idaf e produtores rurais beneficiados pelo PNCF.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, o encontro representa um momento importante. "A oficina oferece uma oportunidade de integração entre a sociedade e os parceiros do programa e alinhamento das ações do crédito fundiário que serão desenvolvidas em 2013 pelo Idaf. O Espírito Santo registrou bons resultados do PNCF em 2012 e esperamos avançar ainda mais em 2013", diz.

Segundo o coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE) no Idaf, responsável pelo do PNCF no Estado, Daniel Abreu, após a consolidação das propostas levantadas durante a oficina, será elaborado um Plano Operativo Anual (POA) a ser encaminhado ao MDA. "Será importante compartilhar as informações do programa com os parceiros, principalmente porque houve algumas mudanças em 2013. Com a aprovação da resolução 4.177 do Conselho Monetário Nacional, por exemplo, criou-se a linha de financiamento Nossa Primeira Terra, destinada especificamente aos jovens de 18 a 29 anos, com juros de 1% ao ano. Além disso, o PNCF ainda conta com o adicional temático Nossa Primeira Terra, que teve seu valor ampliado de R$ 1.300,00 para R$ 3 mil por família nas associações formadas por jovens. Há várias oportunidades e é essencial que elas cheguem ao conhecimento dos produtores rurais", alerta o engenheiro agrônomo.

PNCF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento. O recurso também é usado para investimentos em infraestrutura e acesso a assistência técnica e extensão rural.

Os interessados e que atendam às prerrogativas do Crédito Fundiário podem buscar orientações junto ao Sindicato de Trabalhadores Rurais do seu município ou a própria UTE pelo e-mail ute@idaf.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3233-4772 ou 4743.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard