28/09/2012 08h02 - Atualizado em 05/07/2016 17h44

Idaf recolhe cerca de 4 toneladas de agrotóxicos no Sul do Estado

27 de setembro de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) concluiu, nesta quinta-feira (27), a operação para recolhimento de agrotóxicos nas propriedades rurais do Sul do Espírito Santo. Aproximadamente quatro toneladas de produtos foram recolhidos durante dois meses.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Idaf, Fábio Falçoni, alguns produtos encontrados têm restrição de uso no Brasil e outros são proibidos internacionalmente. Ele explica ainda que vários agrotóxicos estavam armazenados em locais inadequados. “O armazenamento de forma incorreta coloca em risco a saúde das pessoas que têm acesso ao local e também expõe o meio ambiente, já que pode, por exemplo, atingir o solo ou o lençol freático”, explica.



O Idaf periodicamente realiza esse tipo de ação para contribuir com os produtores rurais, que encontram dificuldades para descartar os agrotóxicos e solicitam apoio do Instituto. Todos os produtos recolhidos foram destinados a um depósito de rejeitos do Idaf, para que depois sejam encaminhados para incineração, conforme as normas técnicas recomendadas.

A ação foi realizada nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Conceição do Castelo, Alegre, Mimoso do Sul, Iúna, Iconha e Muqui.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Jória Motta Scolforo/ Francine Castro
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard