29/10/2012 14h32 - Atualizado em 05/07/2016 17h48

Idaf representa o ES na 1ª Conferência Nacional de Redefinição Territorial

29 de outubro de 2012



O Espírito Santo foi representando pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) durante a 1ª Conferência Nacional de Redefinição Territorial, realizada em São Luís, Maranhão, que teve como objetivo discutir e criar proposições para os problemas de divisas e limites municipais, estaduais e distritais enfrentados pelos Estados brasileiros.

O evento, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, foi promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan) e pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o geógrafo e chefe da Seção de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, que representou o Instituto na Conferência, o Espírito Santo vive uma realidade distinta dos diversos Estados em relação à divisão administrativa.

“Temos poucas pendências a serem resolvidas, como as linhas de divisas entre Serra e Vitória, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá e entre Jerônimo Monteiro e municípios limítrofes, que já estão sendo estudadas. A conferência foi importante para conhecermos as experiências de outras unidades da Federação e alinharmos informações com o IBGE, visando minimizar problemas de limites e manter uma base cartográfica de estrutura territorial atualizada”, explicou Schineider.

O mapa do Espírito Santo com as divisas dos municípios capixabas está atualizado pelo Idaf desde 2010 e pode ser acessado pelo portal www.geobases.es.gov.br, onde também é possível visualizar imagens aéreas, ruas, rios, limites de distritos, entre outras informações.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard