17/12/2012 14h40 - Atualizado em 05/07/2016 17h57

Idaf retira de circulação 160 kg de alimentos irregulares em Iúna

17 de dezembro de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, nesta última sexta-feira (14) e neste domingo (16), aproximadamente 70 quilos de pescado e 90 quilos de aves abatidas em situação irregular. A apreensão aconteceu na barreira sanitária de Pequiá, em Iúna, localizada na divisa com o Estado de Minas Gerais.


Segundo o assistente técnico do Idaf em Pequiá, Leonídio Gonçalves Formagine, a equipe de plantão apreendeu a carga, que foi destruída por não apresentar documentação sanitária oficial obrigatória.


“O serviço de inspeção oficial verifica as condições higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. O pescado, por exemplo, já apresentava sinais de decomposição, com forte odor, em função das más condições de armazenamento. É importante que as pessoas não adquiram produtos sem inspeção sanitária, não incentivando esse tipo de prática e, principalmente, evitando os riscos decorrentes do consumo desses alimentos”, orienta.

Serviço de Inspeção Oficial

Para comercializar os produtos interestadual ou internacionalmente, é obrigatório o registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF). Para o comércio dentro do Estado, é necessário o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Já para a comercialização dentro do município, os produtos podem ser fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Ao adquirir um produto de origem animal, o consumidor deve ficar atento se na embalagem consta a origem e o registro de inspeção.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard