08/08/2013 13h30 - Atualizado em 05/07/2016 18h18

Idaf se reúne com representantes da Prefeitura de João Neiva

08 de agosto de 2013

Na manhã desta quinta-feira (08), o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Davi Diniz de Carvalho, e o chefe do Instituto em Ibiraçu, Elio Carlos Rodrigues Vieira, reuniram-se com o prefeito de João Neiva, Romero Gobbo Figueredo, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Celso Feu Corrêa, para alinhamentos de informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e licenciamento de secadores de café. A reunião também contou com a presença do chefe local do Insituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Danilo Sansão.

Segundo Davi Diniz, será programado um evento em conjunto com o município para conscientizar os proprietários de secadores de café quanto à importância do licenciamento da atividade. “O Idaf está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar os produtores. Esta parceria com os municípios e o Incaper é fundamental para promover a regularização das atividades, conciliando desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. O apoio do poder público municipal na implementação do CAR também é essencial para que se atinja o máximo possível de imóveis rurais cadastrados”, diz o diretor.

Cadastro Ambiental Rural

O CAR consiste no registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedade ou posse) públicos ou privados, que irá integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das Reservas Legais, dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

A previsão é que ainda no terceiro trimestre deste ano seja publicada a Instrução Normativa do Idaf regulamentando o CAR no Espírito Santo.

Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504