Influenza aviária

Gripe Aviária: a prevenção é o caminho para o sucesso

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves produtoras de alimentos (galinhas, perus, codorniz, pintado etc.), bem como aves de estimação e selvagens.

Distribuição geográfica

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), entre 2014 e 2016, a doença foi identificada em 77 países. Diversos surtos de influenza aviária foram registrados em planteis avícolas e aves selvagens ao redor da Europa, África e Ásia. Em 2017, a chegada da influenza aviária foi registrada no Chile. No ano de 2022 foi registrado o pico de casos na América do Norte, o que culminou na chegada da Influenza Aviária em diversos países ds América do Sul.

Consequências

A presença desta doença nos planteis avícolas causou mortes ou sacrifício de milhões de aves, assim como um prejuízo econômico imensurável. A influenza aviária é uma zoonose, ou seja, pessoas que estão em contato com aves infectadas correm o risco de adquirir a doença. Muitos casos humanos são limitados a conjuntivite ou doença respiratória leve, mas alguns vírus tendem a causar doença grave.

Situação do Brasil

Dentre os maiores exportadores de frango, o Brasil é o único que não registrou a ocorrência da influenza aviária. Assim, a prevenção é essencial para a manutenção dessa posição.

Faça sua parte!

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar que a doença se instale nas unidades produtivas, como as medidas de biosseguridade descritas na Instrução Normativa n° 56, de 04 de dezembro de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa):

  • Cercar as unidades produtivas avícolas para que outras pessoas não entrem na produção.
  • Evitar a entrada na unidade produtiva de pessoas que visitaram países onde foram diagnosticados focos de influenza.
  • Realizar a lavagem e desinfecção de veículos para entrar e sair do núcleo de produção na propriedade
  • Usar roupas e calçados limpos e oferecer aos visitantes ao entrar na propriedade.
  • Lavar as mãos com água e sabão ao manipular as aves.
  • Evitar que as aves de produção tenham contato com aves silvestres ou outros animais, pois esses podem veicular doenças.
  • Realizar controle de roedores e outras pragas que possam veicular doenças.
  • Oferecer água tratada às aves. O contato com água sem tratamento, procedente de nascente, pode comprometer todo o plantel.
  • Notificar ao Idaf a presença de sinais de doenças nervosas, respiratórias ou casos de morte repentina de grande quantidade de aves em um pequeno período de tempo.

A prevenção é o caminho do sucesso. O plantel do Espírito Santo merece o nosso cuidado!

Perfil da avicultura capixaba (segundo dados da Associação dos Avicultores do ES):

 

Produção média mensal

Ovos de galinha: 1.096.681 cx.30 dz.

Ovos de codorna: 134.674 cx. 50 dz.

Frango vivo: 5.172.902 cabeças

Abate de frango: 9.818 toneladas*

Pintos de corte: 3.450.000 cabeças

Pintainhas de postura e caipira: 450.000 cabeças

  • Estruturas com SIF, SIE/SISBI ou SIE.

Notificação de casos suspeitos é obrigatória

A detecção precoce e a notificação de suspeitas de Influenza Aviária são muito importantes, pois permite uma resposta rápida, a fim de evitar a disseminação da doença e, como consequência, um prejuízo maior.

No Espírito Santo, a notificação de casos suspeitos ou a identificação de mortes anormais, deve ser notificada obrigatoriamente ao Idaf. A notificação pode ser feita por qualquer pessoa, pelo sistema e-sisbravet, por telefone ou e-mail de qualquer unidade do Idaf, ou pessoalmente.

Atenção, em caso de identificação de aves doentes, ou, alta mortalidade de aves, não se deve tocar nas aves, para evitar o contato com a doença.

Para notificar casos suspeitos, clique aqui ( E-Sisbravet)

Contatos das Unidades do Idaf

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard