26/06/2012 10h52 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Inscrições abertas para o Curso de Certificação Fitossanitária de Origem

26 de junho de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) iniciou, nessa segunda-feira (25), as inscrições para o 7º Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e CFO Consolidado (CFOC), que será realizado entre os dias 2 e 5 de julho.

Serão oferecidas 50 vagas para engenheiros agrônomos ou florestais que atuam na área de certificação sanitária vegetal. Os interessados têm até a próxima quinta-feira (28) – ou até o preenchimento das vagas - para realizar a inscrição pelo site do Idaf (www.idaf.es.gov.br).

Os participantes serão habilitados em 22 pragas de interesse fitossanitário. Aqueles que já possuem habilitação para emissão de CFO/CFOC, poderão incluir novas pragas que não foram oferecidas em cursos anteriores.

De acordo com a chefe da Seção de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf, a engenheira agrônoma Adriana Kister, o curso é de extrema importância para ampliar o número de responsáveis técnicos (RT) habilitados para atuação no Estado, já que apenas os aprovados nesse formato de curso e cadastrados junto a um órgão estadual de defesa agropecuária podem emitir o CFO/CFOC, atestando a sanidade de determinada produção. “Com o fortalecimento das atividades de inspeção, os produtores rurais passaram a buscar mais esse tipo de profissional, com o interesse de produzirem e comercializarem seus produtos de forma adequada, como preconiza a legislação,” explica Adriana.

O curso será realizado no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Vitória, e conta com a parceria da Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/Mapa), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e do Incaper.

CFO e CFOC
Para realizar o transporte de banana, citros e café dentro do Espírito Santo é obrigatório portar o CFO ou o CFOC, e, para transportá-los para outros Estados, é necessária a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). Esses documentos são exigências federais para atestar a sanidade de uma produção de vegetais, que estão sujeitos ao ataque de pragas.

No Espírito Santo, a fiscalização do trânsito de vegetais é realizada pelo Idaf. Esse trabalho é fundamental para evitar a entrada, no Estado, de doenças de importância econômica, como o Moko da Bananeira e a Sigatoka Negra (que atacam a lavoura de banana, provocando queda na produção), o Cancro Cítrico e o Greening (que atacam os citros).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Analine Izoton
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard