05/05/2014 13h49 - Atualizado em 05/07/2016 18h53

Mais de 150 quilos de carne clandestina é apreendida em Iúna

05 de maio de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu mais de 150 quilos de carne suína clandestina na barreira sanitária de Iúna, no sul do Estado. O veículo que transportava os produtos, proveniente de Irupi, foi abordado pela Polícia Rodoviária na última sexta-feira (02) e encaminhado ao posto de divisa do Idaf para as providências necessárias.

Segundo o técnico do Instituto, Raphael Soares Ramos, a carne seria destinada ao comércio local de Ibatiba. “É importante esclarecer que os produtos clandestinos representam riscos à saúde do consumidor, sendo responsáveis pela transmissão de doenças e também por intoxicações alimentares”, explica Raphael.

Toda a carga foi destruída já que a ausência de registro no Serviço de Inspeção Oficial, procedimento obrigatório, impede que seja atestada a qualidade do alimento.

Abate clandestino

O abate clandestino é aquele realizado sem inspeção veterinária, em local inadequado e sem condições de higiene. Em todo matadouro frigorífico que abata e industrialize produtos de origem animal é obrigatória a presença dos profissionais do Serviço de Inspeção, que observam cada etapa, desde a chegada dos animais até a saída dos alimentos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard