01/08/2012 06h14 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Novos profissionais habilitados para emissão de CFO/CFOC no Espírito Santo

1º de agosto de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) divulgou, nesta quarta-feira (1º), o resultado do Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e CFO Consolidado (CFOC), realizado no início de julho. Os participantes podem conferir seu desempenho individual, informando o CPF, no site do Instituto – www.idaf.es.gov.br.

Os aprovados participaram do curso, de 28 horas, realizado pelo Idaf, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/Mapa), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Para a aprovação, a Instrução Normativa nº 55, de 2007, exige frequência integral no curso e, no mínimo, 75% de aproveitamento. Os profissionais estarão habilitados em 22 pragas de interesse fitossanitário. Apenas profissionais aprovados nesse formato de curso e cadastrados junto a um órgão estadual de defesa agropecuária, como o Idaf, podem emitir o CFO/CFOC, atestando a sanidade de determinada produção agrícola.

Recurso

Eventuais pedidos de recurso do resultado deverão ser protocolados no Escritório Central do Idaf ou encaminhados por correio via Sedex, com Aviso de Recebimento, postados até o dia 3 de agosto de 2012. O endereço para correspondência é Rua Raimundo Nonato, 135, Forte São João, Vitória/ES, CEP: 29017-160 (Aos cuidados do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf).

O cadastramento dos responsáveis técnicos aprovados somente será feito depois do resultado final.

Cronograma:


CFO e CFOC

Para realizar o transporte de banana, citros e café dentro do Espírito Santo é obrigatório portar o CFO ou o CFOC e, para transportá-los para outros Estados, é necessária a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). Esses documentos são exigências federais para atestar a sanidade de uma produção de vegetais, que estão sujeitos ao ataque de pragas.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard