O SIE/Idaf

Você sabia que os produtos de origem animal (carne, leite, pescado, mel, ovos e seus respectivos derivados) precisam ter sua produção inspecionada para que estejam adequados para consumo? Por isso, o Serviço de Inspeção Oficial fiscaliza abatedouros e indústrias, prezando pela qualidade dos produtos que você consome.

O que é o Serviço de Inspeção Oficial?

É onde funciona a fiscalização e a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médicos-veterinários e seus auxiliares. Existem os serviços federal, estaduais e municipais.

Qual a importância do consumo de alimentos inspecionados?

Para garantir que o alimento forneça os nutrientes necessários e evite problemas à saúde humana, ele deve estar em boas condições de consumo. Para isso, são necessários cuidados na produção, na elaboração, no armazenamento e na distribuição, pois em qualquer fase pode ocorrer contaminação dos alimentos por microrganismos, toxinas, parasitas, substâncias químicas e outros agentes nocivos à saúde, que podem provocar doenças.

Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no órgão competente para poder funcionar no país. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

Como a produção inspecionada pode combater a fraude nos alimentos?

Um alimento fraudado é aquele elaborado com a intenção de dar falsa impressão sobre sua qualidade, o que pode ocorrer com a utilização de conservantes e corantes que alteram o gosto e a aparência do produto. Também é considerado fraudado um alimento conservado com substâncias proibidas, como água oxigenada no leite; e ainda que possua uma rotulagem não correspondente ao conteúdo da embalagem.

Com a fiscalização em todas as etapas da produção do alimento, evita-se o risco de fraude, pois quando se garante a produção dentro dos padrões de identidade e qualidade, o produto preserva suas características naturais e seus valores nutricionais.

Como reconhecer um alimento inspecionado?

Com o carimbo oficial dos serviços de inspeção nas carcaças abatidas e nos rótulos dos produtos industrializados, é possível identificar um produto proveniente de estabelecimentos inspecionados. Os produtos sadios, seguros e confiáveis para venda ao consumidor recebem um carimbo do órgão oficial. Essa marca é o primeiro passo para garantir a segurança alimentar de sua família.

Não adquira produtos sem os carimbos do serviço de inspeção federal, estadual ou municipal. O carimbo do serviço municipal não é padronizado e pode ser encontrado em diversos formatos. Os demais são padronizados.