28/03/2014 13h21 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Operação conjunta apreende quase meia tonelada de palmito

28 de março de 2014



Uma operação de fiscalização de extração, beneficiamento e comercialização de palmito foi realizada na última quarta (26) e quinta-feira (27) em conjunto entre o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Polícia Civil e Polícia Militar Ambiental.

Durante a fiscalização em uma fábrica de conserva de Palmito, no distrito de São Bento, em Domingos Martins, foram apreendidos aproximadamente 430 quilos de palmito processados, sem as devidas licenças e autorizações.

Segundo o chefe da seção de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, a empresa não tinha licenciamento ambiental para funcionamento nem o Registro de Consumidor de Produto Florestal exigido para comercialização do palmito. O proprietário também foi autuado pela ausência do Cadastro Técnico Federal exigido pelo Ibama.

A atividade foi embargada e os produtos foram apreendidos e destruídos, já que não havia como comprovar a qualidade do alimento e o local apresentava péssimas condições de higiene. Também foram retirados dos supermercados da região os produtos da mesma marca, conforme informações de notas fiscais de venda encontradas no estabelecimento comercial.

A operação percorreu diversos municípios da região serrana, incluindo fragmentos florestais no Parque Estadual de Pedra Azul e Forno Grande, com o objetivo de fiscalizar a extração, o beneficiamento e a comercialização de palmito.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard