15/03/2013 14h24 - Atualizado em 05/07/2016 17h58

Palmitos irregulares são apreendidos em Alto Rio Novo

15 de março de 2013



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (15), vinte unidades de palmitos brejaúba, nativos da Mata Atlântica, que foram cortados sem autorização do Instituto. O corte ilegal aconteceu em Córrego Jacutinga, zona rural de Alto Rio Novo.

A identificação da irregularidade foi possível a partir de uma denúncia anônima recebida pelo Instituto. Os produtos apreendidos foram doados para a Associação Pestalozzi do município.

Segundo o técnico do Idaf, Reginaldo Pereira dos Santos, “é importante consultar o Idaf quanto às espécies que são permitidas e solicitar autorização para o corte e transporte do produto”.

A exploração de palmitos provenientes de espécies nativas de Mata Atlântica, como pindoba, dendê e o próprio brejaúba, só é permitida mediante autorização do Idaf para o corte e obtenção do Documento de Origem Florestal (DOF) para transporte e comercialização. Já o palmito juçara e o indaiá, por exemplo, têm a exploração comercial proibida.

O descumprimento da normatização implica multa ao produtor, que pode variar de R$ 35,00 a R$ 8,3 mil por unidade ou dúzia, além de apreensão do produto.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard