20/04/2012 07h03 - Atualizado em 05/07/2016 17h36

Período de proibição de queimadas começa no dia 1º de maio

20 de abril de 2012

Começará no dia 1º de maio o período de proibição de queima controlada em todo o Espírito Santo, que se estende até o final do mês de outubro. Por isso, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) alerta para a necessidade de cumprimento à restrição prevista pelo Decreto Estadual nº 1.402-R, que visa evitar a ocorrência de incêndios florestais, mais propícios nesta época do ano, marcada por baixa umidade e dias mais secos.

O chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis do Idaf, Eduardo Chagas, explica que a queima nesse período é autorizada apenas para o despalhamento da cana-de-açúcar e para o controle de pragas e doenças agrícolas, com o devido laudo agronômico informando a necessidade da ação. “Entretanto, mesmo nessas situações, a queima só pode ocorrer com a autorização do Idaf”, alerta Chagas.

As pessoas que descumprirem a legislação estão sujeitas às penalidades previstas em lei, como multa e obrigação de reparo aos danos ambientais causados, por exemplo.

Denuncie

Se você identificar alguém realizando queimadas nesse período, procure o escritório do Idaf mais próximo e denuncie. A denúncia também pode ser feita pelo e-mail drnre@idaf.es.gov.br.

Incêndios

Os incêndios florestais geralmente são provocados pelos seres humanos por meio da queima do roçado, do lixo e da limpeza de terrenos baldios, por exemplo.

Dentre os problemas provocados pelo fogo estão a destruição da fauna e da flora e o empobrecimento do solo. Além disso, ele pode propagar-se em direção a indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos, provocando tragédias.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard