08/11/2012 12h38 - Atualizado em 05/07/2016 17h49

Pesquisadora de Portugal conhece os projetos do Idaf em Itarana

8 de novembro de 2012

A professora e pesquisadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), em Portugal, Marta Varanda, esteve no escritório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em Itarana, na última semana, para conhecer as atividades desenvolvidas pelo órgão por meio do Projeto Sossego. Também estiveram presentes o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, José Dalton Cardoso, e os representantes do Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional (Labgest) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Sirlei de Oliveira e Edmilson Teixeira.

Desde 2008, o Idaf desenvolve ações de educação ambiental na Bacia do Córrego do Sossego. Segundo o técnico do Idaf, Antônio Mauro Gomes Rossoni, está é uma oportunidade de aproximação com os produtores rurais.

“Junto com os demais órgãos, experimentamos formas de buscar a autogestão comunitária agrícola, florestal e da água. O Idaf tem buscado, por meio de palestras, orientar os produtores sobre temas, como reflorestamento de áreas degradadas, cuidados necessários com as áreas de preservação permanente (APP), além de orientações no segmento animal, como febre aftosa, brucelose, raiva, entre outras. Também temos atuado na defesa sanitária e inspeção vegetal, realizando treinamentos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre o uso correto de agrotóxicos e a legislação vigente”, explica Rossoni.

De acordo com Marta Varanda, esse tipo de iniciativa ainda não é realidade em Portugal. “Ainda não dispomos desse tipo de estudo de solo, recursos hídricos e áreas degradadas, como oportunizado pelo Projeto Sossego, e achamos fundamental essa aproximação com o homem do campo. A fiscalização precisa estar associada à educação ambiental e, nesse sentido, o Idaf está cumprindo seu papel”, disse.

Para José Dalton, a proatividade precisa ser mantida. “Precisamos manter o vínculo com os produtores rurais, orientando-os quanto à correta aplicação da legislação. É preciso garantir a continuidade dessa parceria e os projetos desenvolvidos em Itarana demonstram essa preocupação do Idaf”, opinou.

Projeto Sossego

O Projeto Sossego é coordenado pelo Labgest e conta com parceiros, como o Idaf, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), secretarias municipais de Saúde, Educação, Agricultura e de Obras, Associação de Pequenos Produtores Rurais do Sossego, entre outros órgãos.

O projeto, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável rural da Bacia do Sossego, com foco na organização comunitária de base agrícola familiar, viabiliza às comunidades a participação em cursos de capacitação técnica, palestras e reuniões sobre economia, finanças, preservação, acesso a crédito, numa visão comprometida com o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro