29/10/2013 10h00 - Atualizado em 05/07/2016 18h20

Polícia Ambiental e Idaf realizam fiscalização em sobrevoo no Sul

25 de outubro de 2013

A ação foi resultante de parceria entre o Idaf e a Polícia Militar, que disponibilizou uma aeronave e integrantes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da PMES.

Oficiais da Polícia Militar Ambiental, agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), juntamente com integrantes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar (Notaer), realizaram nesta quarta-feira (23) uma grande varredura nos municípios de Atílio Vivacqua, Brejetuba, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Venda Nova, Muniz Freire, Ibatiba dentre outros, mediante sobrevoo em aeronave, sendo identificadas várias infrações ambientais em áreas de difícil acesso e que, fatalmente, não seriam facilmente visualizadas pelas equipes de fiscalização em terra.

A equipe de fiscalização identificou pontos com desmate, queimadas, degradações, lavras e exploração de recursos minerais que possivelmente constituam infrações ambientais. Foram constatados cerca de 46 (quarenta e seis) pontos de alterações das condições naturais do meio ambiente na região, sendo que cada degradação foi registrada por meio de fotografias e a sua localização marcada com coordenadas geográficas através de aparelho GPS, que usa a informação de satélites.

Todos os dados coletados durante a fiscalização aérea serão analisados e posteriormente repassados às equipes terrestres, que visitarão as propriedades indicadas para avaliação se o uso dos recursos naturais estava acobertado pelo licenciamento ambiental. Os eventuais infratores estarão sujeitos às penas administrativas de multa, interdição de atividade, apreensão de equipamentos, veículos e produtos e ainda podem responder por crime ambiental, além de serem obrigados a reparar os danos causados mediante recomposição da área atingida.

Para o Comandante da 4ª Companhia do BPMA, capitão Reinaldo Faria, “a utilização do helicóptero da Polícia Militar nos permite identificar, com precisão, áreas de degradação que possivelmente não seriam constatadas pelos policiais em terra, principalmente devido à topografia de nossa região, que apresenta muitas áreas montanhosas e de difícil acesso. Sem dúvida, a aeronave é uma ferramenta muito importante a nos auxiliar na atividade de fiscalização ambiental”.

Já o chefe da Seção de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, ressaltou a importância da parceria entre os órgãos ambientais, “a partir de agora, iremos lançar os pontos marcados na carta cartográfica e as equipes do Idaf, Iema e da Polícia Ambiental realizarão as fiscalizações por terra, de modo integrado”.

Novas fiscalizações com sobrevoos serão realizadas em outros pontos no Sul do Estado e em outras regiões, de acordo com o planejamento integrado entre o Idaf e o BPMA.

Tamyres Paulino
Folha do Espírito Santo