16/04/2013 07h31 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Representantes do Idaf conhecem as estruturas de inspeção sanitária animal de Santa Catarina

16 de abril de 2013

Médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estiveram reunidos, na última semana, com representantes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O objetivo foi conhecer o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) desenvolvido por aquele Estado.

Na oportunidade, a equipe do Idaf visitou as instalações do Frigorífico Avícola Fragnani, em Cocal do Sul, que recentemente passou por auditoria do Ministério da Agricultura e aguarda aprovação para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Com a adesão, o estabelecimento com registro no SIE tem a permissão de comercializar seus produtos para outros Estados (o que antes era restrito aos registrados no Serviço de Inspeção Federal – SIF).

Para o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, essa foi uma oportunidade de conhecer a experiência de um Estado que é referência na questão sanitária animal. “Embora os estados tenham realidades distintas, há sempre problemas pontuais cujas soluções podem ser compartilhadas, buscando otimizar o serviço que é prestado aos produtores, aos comerciantes e aos consumidores em geral. Pelo que pudemos ver, acredito que o Espírito Santo já tenha avançado bastante no trabalho de inspeção sanitária animal que hoje é desenvolvido pelo Idaf, mas há sempre alguns aspectos que podem ser melhorados”, diz Fabiano Fiuza.

Serviço de Inspeção Oficial

O funcionamento de toda indústria de produtos de origem animal no Brasil só é permitido com o registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM). A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos, pois em qualquer fase pode ocorrer contaminação por microrganismos, toxinas, parasitas, substâncias químicas ou outros agentes nocivos à saúde.

O Espírito Santo tem uma produção anual de carne bovina de aproximadamente 26,4 toneladas em 11 indústrias frigoríficas registradas no Serviço de Inspeção Estadual.

SISBI

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504