15/07/2013 12h18 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Servidores do Idaf participam de atualização da Fiocruz em biossegurança de biotérios

15 de julho de 2013

O médico veterinário Luiz Fernando Pereira Vieira e o técnico em laboratório Marcelo Dias Motta, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), participam esta semana do "Curso de atualização profissional em biossegurança de biotérios", organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência nacional no assunto.

O curso, que começa nesta segunda-feira (15) e se estende até a próxima sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, visa formar profissionais na utilização das técnicas de biossegurança em biotérios de criação e experimentação animal e desenvolver o interesse pela aplicação de boas normas de segurança laboratorial.

Luiz Fernando explica que o biotério é um local onde são criados e mantidos camundongos utilizados no diagnóstico da raiva. "Esse método, juntamente com a técnica de imunofluorescência direta, permite que a sensibilidade do teste se aproxime de 100%, garantindo a eficácia do resultado. O Instituto conta com o único laboratório do Espírito Santo que realiza diagnóstico da doença. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas", diz o médico veterinário, doutor em raiva animal.

Dentre os temas abordados no curso, estarão: equipamentos e técnicas de contenção biológicas, desinfetantes e gerenciamento de resíduos biológicos, enfermidades ocupacionais causadas por agentes biológicos, entre outros.



Biotério do Departamento de Diagnóstico Laboratorial do Idaf



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard