25/06/2012 08h55 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Servidores do Idaf passam por atualização em inspeção de leite e derivados

25 de junho de 2012

A partir desta terça-feira (26), médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) passarão por reciclagem em “Inspeção de leite e seus derivados”. O curso, de 30 horas, se estende até a próxima sexta-feira (29), no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo, e será ministrado pelo doutor da Universidade Federal Fluminense, Marco Antonio Sloboda Cortez.

De acordo com o médico veterinário Alexandre Blois, responsável pela Coordenadoria de Leite e Mel do Idaf, essa é uma grande oportunidade para que os servidores que atuam com inspeção sanitária possam atualizar o conhecimento nessa área. “Essa é uma atividade de grande relevância, pois pode evitar que produtos inadequados para o consumo sejam disponibilizados para a população. Com 22 laticínios registrados no Idaf, é preciso que os profissionais do Instituto estejam qualificados para atuarem de forma cada vez melhor em favor da saúde pública”, opina Blois.

Dentre os temas abordados, estão: processamento tecnológico e critérios de inspeção de leite fluido e produtos derivados e também estudo da composição e aspectos de qualidade do leite.

Na sexta-feira (29), os participantes terão a oportunidade de vivenciar um treinamento prático no Laboratório da UVV, onde realizarão análises de leite cru, a fim de identificar a qualidade do produto e possíveis alterações e fraudes.

Serviço de Inspeção Oficial

Ao adquirir um produto de origem animal, o consumidor deve ficar atento se na embalagem consta a origem e o registro de inspeção.

A produção de alimentos de origem animal deve contar, obrigatoriamente, com o Serviço de Inspeção Oficial, que é a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica, realizada por médicos veterinários e auxiliada por técnicos especializados, que pertencem aos governos federal, estadual ou municipal.

Para comercializar os produtos interestadual ou internacionalmente, é necessário contar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Para o comércio dentro do Estado, é necessário o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Já para a comercialização dentro do município, os produtos podem ser fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro