11/06/2014 10h50 - Atualizado em 05/07/2016 18h54

Sigatoka negra e certificação fitossanitária são temas de palestra em Dia de Campo

11 de junho de 2014

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), esteve presente no I Dia de Campo de Banana, realizado nessa terça-feira (10), em Vendinha, zona rural de Laranja da Terra.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo do Instituto, Denevaldo Filete, falou aos participantes sobre os cuidados necessários para evitar a introdução da sigatoka negra no Estado, doença que atinge a bananicultura. “A utilização de caixas de madeira de primeiro uso ou de plástico devidamente higienizadas, o transporte dos frutos despencados, sem a presença de folhas, e a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) ou da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) são algumas medidas preventivas que podem ser adotadas para proteger as lavouras da região. Essa integração com os produtores rurais é essencial para que eles tenham acesso às principais informações que envolvem a cultura”, diz Filete.

Mais de 100 produtores participaram do encontro e tiveram a oportunidade de visitar a propriedade onde foi realizado o Dia de Campo, conhecendo experiências de sucesso na lavoura de banana local. Também foram abordados temas, como broca do rizoma, sigatoka amarela e mal-do-panamá.

O evento foi realizado em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Laranja da Terra.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504