11/12/2014 13h29 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Dois frigoríficos de suínos são interditados em Barra de São Francisco

11 de dezembro de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) interditou, no início desta semana, dois frigoríficos que funcionavam de forma irregular em Barra de São Francisco. A fiscalização foi realizada após um pedido do Ministério Público, que recebeu denúncia quanto à comercialização ilegal de suínos na região.

Durante a fiscalização, o Idaf constatou que os estabelecimentos não possuíam estrutura física adequada e os equipamentos necessários para a realização da atividade de abate de animais, além de o processo ocorrer sem a presença do médico veterinário oficial, o que é exigido por lei. Foi verificada, ainda, a presença de insetos e animal doméstico (gato) no interior no recinto e as condições higiênico-sanitárias eram inadequadas. Os locais também não apresentavam sistema de tratamento de efluentes e resíduos sólidos, comprovação de origem dos animais (Guia de Trânsito Animal - GTA), licenciamento ambiental e outros documentos sanitários pertinentes.

Segundo o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, embora registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), os estabelecimentos não apresentam possibilidade de continuarem funcionando por não cumprirem as legislações sanitárias vigentes e não possuírem as condições higiênico-sanitárias mínimas exigidas para o abate e a industrialização de produtos de origem animal. “Os alimentos produzidos não têm qualquer garantia de inocuidade e qualidade, podendo colocar em risco a saúde dos consumidores”, diz.

Os estabelecimentos foram multados e interditados e não poderão funcionar até que a situação esteja regularizada.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard