19/05/2016 08h59 - Atualizado em 05/07/2016 19h04

Gestores do Idaf participam de oficina sobre liderança

19 de maio de 2016

Durante todo o dia, nessa quarta-feira (18), gestores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participaram da oficina “Reflexões sobre um novo modo de ser chefe: como ser um gestor líder no Idaf”. A atividade, realizada no Escritório Central, em Vitória, integra o Programa de Desenvolvimento de Pessoas, coordenado pela equipe psicossocial do Instituto.

De acordo com a psicóloga do Idaf, Flávia de Melo dos Santos, o objetivo é que os profissionais que atuam em cargos de chefia possam refletir sobre o seu papel de liderança e avaliar de que forma podem contribuir para o bom desempenho do grupo que está sob sua subordinação. “Liderar é um desafio. Não existe uma fórmula, mas é preciso pensar como podemos ser líderes mais atuantes, que inspirem a equipe e promovam resultados. É importante que, além do conhecimento técnico, o gestor inspire confiança, tenha coerência nas ações, tenha habilidade para delegar, saiba planejar, entre outras características, que contribuem para o bom andamento do trabalho”, explicou.

Além da exposição teórica, os participantes também participaram de diversas dinâmicas. Segundo a assistente social, Josicleia Stelzer Zanelato, a ideia é também promover a integração entre os servidores. “Temos aqui gestores de diferentes departamentos e municípios. É importante essa troca de experiências para o aprimoramento da função e para a reflexão sobre o seu modo de agir enquanto chefe de uma equipe”, ressaltou Josicleia.

Para o servidor Justino Marcos Marquezine, chefe do Escritório Regional do Idaf em Cachoeiro de Itapemirim, a iniciativa é importante para desenvolver metodologias que permitam exercer a função cada vez melhor. “É preciso usar mais o bom senso do que o poder, e conquistar o respeito dos liderados para que eles te sigam e acreditem em você. Além disso, é essencial oferecer condições para que o grupo esteja engajado e apto a executar as tarefas mesmo sem o comando da chefia, respeitando o potencial e as diferenças de cada um. Um bom líder precisa saber ouvir e colocar-se no lugar do outro. Assim terá mais condições para decidir, delegar e cumprir os objetivos propostos”, avaliou.

Thiago Farias da Silva, chefe do Departamento de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, também participou da oficina. “Este momento foi fundamental para conseguirmos vivenciar os diversos cenários de atuação do líder no setor público. Serviu mesmo de alerta para observarmos melhor nosso modo de conduzir a equipe, para otimizar ainda mais os resultados que entregamos à sociedade”, opinou Thiago Farias.

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504